sexta-feira, 8 de maio de 2009

Star Trek – Especial

Viktor Hudson


Star Trek é uma marca de ficção científica estadunidense criada pelo roteirista e produtor Gene Roddenberry na década de 1960 e posteriormente desenvolvida por ele e por outros produtores, é considerada uma das melhores séries.

“No universo de Star Trek, a humanidade desenvolveu a tecnologia das viagens espaciais mais rápidas que a luz após uma fase pós-apocalíptica em meados do século XXI. Posteriormente, os seres humanos uniram-se a outras espécies da galáxia para formar a Federação Unida de Planetas, resultado da intervenção alienígena e do progresso científico, a humanidade, na altura do século XXIII, já teria superado muitos de seus defeitos e vicissitudes, teria erradicado doenças e a pobreza e se dedicaria a explorar novos mundos.
“As histórias de Star Trek costumam descrever as aventuras de seres humanos e alienígenas que servem na Frota Estelar da Federação.”

40 anos de Star Trek
Jornada nas Estrelas (08/09/66 – exibição do primeiro episódio), mas a verdadeira dada da série deveria ser dia 27 de novembro do ano de 1964, é considerado um dos programas mais conhecidos do planeta.

Análise sobre Star Trek
Criar uma nova versão de um clássico é um pouco difícil, por um lado, a produção tem uma garantia de que já existe um público estabelecido, pode ser ruim por um lado, os fãs da série clássica talvez não gostem da proposta estabelecida, isso é um grande risco.
Ainda assim o filme sofreu algumas mudanças por ser uma adaptação, mais nada que saia fora do seu contexto original.

Algumas mudanças tais como ganhou um apelo para o público jovem, o personagem interpretado por Anton Yelchin, que tem apenas 17 anos, e entrou na tripulação ainda sobre o comando de Capitão Pike, na série clássica entrada aconteceu quando Kirk já estava no comando há um ano. A menor alteração foi de Hikaru Sulo, navegador originalmente interpretado por George Takei, na época da segunda guerra mundial, foi um dos primeiros orientais que interpretou um “mocinho” na televisão.

No novo filme, Kirk é um garoto sem destino que preferiria incendiar a escada a escalar os degraus, e que chega ao comando graças aos resultados de suas ações que misturam coragem e absoluta falta de bom senso, não muito diferente do original, onde era visto no final do episódio, com sua camisa rasgada e mulheres que o adoravam, O novo Kirk (Chris Pine) é um conquistador com um certo charme.
A nova Uhura (Zoë Saldana), além de ignorar Kirk e exigir participar da ação, tem um papel central na grande surpresa do novo filme, seu relacionamento com Spock (Zachary Quinto), As cenas são ótimas para mexer com o público, e talvez trazer novos fãs fiéis a série, e talvez não espante os antigos, mais isso nós veremos nas bilheterias.

Crítica sobre o filme
Bom com certeza verei o filme de um jeito “novo”, os efeitos especiais serão ótimos, tais como vários filmes, em que hoje recebem essa vantagem, só lembrando que, não basta bons efeitos especiais, tem que ter uma boa história, um bom enredo, ou seja, não pode desviar de seu contexto original, como Star Trek está sendo adaptado para as novas telas de cinema, temos que torcer para que sua história não se desvie muito.

Os personagens principais continuam os mesmo, só que com modificações, isso é ponto positivo para algumas pessoas que querem algo “novo” da série, por um lado podemos esperar que seja um grande filme, com uma grande história e grandes efeitos especiais, Star Trek ou assim chamado por aqui de Jornada nas Estrelas vai ter sua estréia em (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário